Um novo caminho para o desenvolvimento sustentável, através do transporte ferroviário.

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Ferrovia
Meio Ambiente
Empregos
Logística
Quem somos

Um projeto de infraestrutura logística ferroviária que atende a necessidade da ligação do Porto de Santos com a Metrópole e o Interior.

O PROJETO
O CLCG será uma infraestrutura de apoio à ferrovia PLR – Plataforma Logística Regional para o atendimento do Sistema Cremalheira/ Porto de Santos, no eixo de Desenvolvimento Caminho do Mar.
Futuro
A necessidade de alternativas viáveis para economia, tempo e capacidade no transporte de cargas. Mais eficiente e atendendo a demanda logística.
Sustentabilidade
A importância da preservação ambiental apoiada nos pilares de monitoramento, recuperação e preservação ambiental.
O TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Da metrópole ao porto, a integração ferroviária se torna a melhor alternativa no escoamento das cargas.
RESERVA DE MATA ATLÂNTICA

A nova reserva que será criada pela CLCG corresponde a 190 hectares em Santo André.

GERAÇÃO DE EMPREGO
O projeto irá beneficiar os moradores da região, através de programas preferenciais e capacitação profissional.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
Próximo ao Sistema Cremalheira/Porto de Santos, permite atender a demanda no transporte.

Entendimento de que estamos no caminho certo.

A CLCG traz uma nova perspectiva de desenvolvimento sustentável para o Brasil ampliando o transporte de cargas via ferrovias.
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O projeto está em total conformidade com a legislação Brasileira
Contribuição com os objetivos da Agenda 2030
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Uma nova Reserva de Mata Atlântica, assegurando a preservação das nascentes, flora e fauna locais.
ESG
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Serão gerados mais de 600 famílias da região serão beneficiadas com empregos gerados pelo projeto
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Essa é a estimativa de investimentos prevista para a implantação do projeto completo.

Estamos prontos para transformar a infraestrutura ferroviária na transposição da Serra do Mar para a metrópole.

Triagem

Formação de trens

Transbordo

Armazenamento de carga

FAQ

Perguntas frequentes

O projeto do Centro Logístico Campo Grande (CLCG) é para uma infraestrutura de apoio à ferrovia, denominada PLP – Plataforma Logística Periférica conforme previsto no planejamento estadual e federal (PAM-TL)* voltada ao atendimento do Sistema Cremalheira/ Porto de Santos, no eixo Desenvolvimento Caminho do Mar.

A sua localização, no entorno do pátio ferroviário lá existente, somada à vocação histórica da região, o torna um centro logístico de uso predominantemente pelo modal ferroviário.

Atualmente as áreas de vegetação que serão destinadas à futura Reserva da Mata Atlântica não demandam medidas especiais de gestão.

Já a criação da nova Reserva de Mata Atlântica estabelece a proteção do ecossistema, que possui características relevantes. Nesta Reserva, um conjunto de medidas especiais de manejo, garantirão a longo prazo, a manutenção das espécies, dos habitats e dos processos ecológicos ali presentes, São elas:

  • Monitoramento da Fauna e da Flora;
  • Educação e Conscientização Ambiental;
  • Compensação Florestal;
  • Conexão com as unidades de conservação locais;
  • Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais;
  • Apoio ao Ecoturismo.

O Projeto tem como objetivo principal apoiar o transporte ferroviário na transposição da Serra do mar e na movimentação de cargas para o Porto de Santos.

 

São dois passos, o primeiro é a criação da nova Reserva de Mata Atlântica que ocupará a maior parte da propriedade e responde por 83% da área do projeto. Ela vai proteger todas as nascentes do imóvel, e terá programas como os de monitoramento da qualidade das águas e da biota aquática, enriquecimento da flora e monitoramento da fauna, apoio ao turismo ecológico, entre outros. E o segundo, nos 17% restantes, é a implantação da infraestrutura logística ferroviária de forma compatível com a preservação ambiental. E, que funcionará como um “pulmão”, ou respiro (como é chamado na ferrovia), para a triagem, formação de trens, transbordo e armazenamento de cargas na transposição da Serra do Mar. Esta parte do projeto atende à política estadual e federal para o desenvolvimento logístico e de transportes.

Localiza-se no entorno do pátio de manobras ferroviário da antiga estação Campo Grande – Município de Santo André – SP, entre Rio Grande da Serra e o Sistema Cremalheira/ Paranapiacaba, a meio caminho entre a Estação da Luz e o Porto de Santos.

A área total do imóvel alocada para o projeto tem aproximadamente 228 hectares. A maior parcela, com 83% da área, equivalente a aproximadamente 190 campos de futebol será utilizada para nova Reserva de Mata Atlântica. No restante da área, equivalente a aproximadamente 38 campos de futebol será implantada a infraestrutura logística ferroviária.

Estamos sempre aqui ao seu lado

Se você quer saber mais sobre o nosso projeto ou tem qualquer dúvida, por favor nos envie uma mensagem.
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