Um novo caminho para o desenvolvimento sustentável, através do transporte ferroviário.
Sustentabilidade
A nova reserva que será criada pela CLCG corresponde a 190 hectares em Santo André.
O projeto do Centro Logístico Campo Grande (CLCG) é para uma infraestrutura de apoio à ferrovia, denominada PLP – Plataforma Logística Periférica conforme previsto no planejamento estadual e federal (PAM-TL)* voltada ao atendimento do Sistema Cremalheira/ Porto de Santos, no eixo Desenvolvimento Caminho do Mar.
A sua localização, no entorno do pátio ferroviário lá existente, somada à vocação histórica da região, o torna um centro logístico de uso predominantemente pelo modal ferroviário.
Atualmente as áreas de vegetação que serão destinadas à futura Reserva da Mata Atlântica não demandam medidas especiais de gestão.
Já a criação da nova Reserva de Mata Atlântica estabelece a proteção do ecossistema, que possui características relevantes. Nesta Reserva, um conjunto de medidas especiais de manejo, garantirão a longo prazo, a manutenção das espécies, dos habitats e dos processos ecológicos ali presentes, São elas:
O Projeto tem como objetivo principal apoiar o transporte ferroviário na transposição da Serra do mar e na movimentação de cargas para o Porto de Santos.
Localiza-se no entorno do pátio de manobras ferroviário da antiga estação Campo Grande – Município de Santo André – SP, entre Rio Grande da Serra e o Sistema Cremalheira/ Paranapiacaba, a meio caminho entre a Estação da Luz e o Porto de Santos.
A área total do imóvel alocada para o projeto tem aproximadamente 228 hectares. A maior parcela, com 83% da área, equivalente a aproximadamente 190 campos de futebol será utilizada para nova Reserva de Mata Atlântica. No restante da área, equivalente a aproximadamente 38 campos de futebol será implantada a infraestrutura logística ferroviária.
Política de Privacidade